4 Desafios do Recursos Humanos em tempos de crise
4 Desafios do Recursos Humanos em tempos de crise

Eu listei 4 desafios para que o setor Recursos Humanos possa se preparar. Pode ser que aconteçam em menor ou maior proporção e devemos estar em alerta para criar um plano de ação e conseguir atuar com essas possibilidades futuras.
Não veja desafio como algo ruim, pode ser uma dificuldade a enfrentar, como pode ser algo que te gere estímulo, para crescer e se desenvolver.
1) Colaboradores solicitando informações
Uma demanda maior em dúvidas e esclarecimentos sobre pagamento, benefícios corporativos, descontos e férias. Essa busca por respostas gera uma sobrecarga e desgaste ao RH, então é bom planejar a melhor maneira de gerar informação.
A forma de se comunicar com um operador é diferente da forma de se comunicar com um gerente ou com a liderança. Outra coisa, o meio de comunicação da empresa pode ser a Intranet, vídeos, quadros informativos, Diálogo Diário de Segurança. O importante é que a comunicação corporativa chegue e seja compreensível?
2) Colaboradores precisando de ajuda em relação aos problemas pessoais

Problemas que já enfrentavam e se agravaram e problemas que surgiram no isolamento como: relacionamentos familiares, relacionamento com liderança, alimentação precária, falta em medicamentos, perda familiar, aumento de vícios…
Entender a condição pessoal e tentar auxiliar o colaborador pode gerar grande influência na produtividade no trabalho criando um direcionamento emocional e social através de um Programa de Saúde Mental.
https://www.posturar.com.br/servicos-saude-mental-na-empresa.html
3) Sobrecarga de atividades dos profissionais de RH
O Setor Recursos Humanos já exercia diversas atividades e agora foram acrescentadas novas atividades que estão relacionadas a atualização de MP, lançamentos em sistemas, demissões que podem vir a ocorrer e muitas outras.
Podemos questionar: Vai sobrar tempo para o Humano? Para gestão de pessoas? Para se cuidar?
Uma dica boa é: criar uma divisão de tarefas mais específica, conforme o perfil da sua equipe de RH. Se uma pessoa tem uma expertise maior em documentação ou ela tem uma sensibilidade maior com pessoas é melhor criar esse direcionamento.

4) Necessidade de Interação ativa entre RH, Saúde e Segurança do trabalho
Os colaboradores precisam de sentir seguros e protegidos no ambiente de trabalho.
O plano de retorno ao trabalho deve incluir o Programa de Gerenciamento de Riscos que envolve os setores para controle e combate de situações como: alterações emocionais, procura ambulatorial, EPI’s e treinamentos diferenciados.
Se cuide, você estando bem consegue dar o seu melhor, consegue ajudar o outro, com paciência, respeito e tolerância.
Enxergando a necessidade lançamos o Plano Viver Melhor Para Trabalhar, Soluções Corporativas que reduzem a sobrecarga dos setores Recursos Humanos, Saúde e Segurança do Trabalho e promovem a saúde física, saúde mental, qualidade de vida e produtividade no trabalho.
Grupo Posturar
Viver Melhor para Trabalhar
11 3384-0010 / 11 96783-1614 / 11 96265-3344