Como melhorar a saúde mental na sua empresa

Compartilhe com os amigos

A saúde mental nas empresas é coisa séria.

Muitas pessoas estão passando por transtorno de ansiedade, ataques de pânico, transtorno bipolar, burnout e depressão atingindo consideravelmente suas condições no trabalho.

Vários são os fatores causais relacionados às atividades laborais e ao perfil de exigências atuais, não só de empresas, mas da sociedade mesmo.

Apenas palestras não curam quem já está abalado, auxilia sim quem ainda não adoeceu. Ações devem ser tomadas e não tenha medo em descobrir os problemas, ainda é tempo de correções e cura.

Vou citar caminhos para o apoio, mas saliento que não há receita de bolo por aqui, personalizar programas de saúde mental é primordial.

1- Levantamento de condições psicossociais no trabalho, chegar a diagnósticos de condições que afetam o colaborador. Na minha opinião a parte mais difícil é receber este resultado, claro que ninguém quer ouvir seus problemas sendo jogados na cara, e mais difícil ainda é saber que precisa mudar, em cultura, em comportamento, em valores muitas vezes.

2- Em casos clínicos direcionar para o atendimento individual, psicológico ou psiquiátrico. O atendimento pode ocorrer dentro da empresa, pense nisso, diminui tempo de deslocamento, proporciona conforto e é bem direcionado ao caso encontrado.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

3- Programa de Saúde Mental para gerar suporte ao grupo em geral e neste programa várias atividades podem acontecer: Yoga, Meditação, Hipnose, Psicologia em grupo, Musicoterapia, Dança, Rodas de Conversa, Acompanhamento do Sono, Orientação Nutricional, Grupo de Corrida…

4- Mudanças Organizacionais e Psicossociais com acompanhamento de profissional habilitado.

Quero te dar uma dica que não tem custo nenhum e é super fácil de começar: Respeite suas pausas. O horário do almoço é um tesouro na sua mão. Graças ao descanso no meio do dia conseguimos ser mais criativos, mais organizados, mais calmos.

Permita a seu corpo e sua mente descansarem, isso é sério e urgente.

Conheça o Programa de Saúde Mental desenvolvido pela Posturar e promova saúde, produtividade e felicidade no trabalho.

https://www.posturar.com.br

Facebook Comments

Compartilhe com os amigos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *