Como diminuir a dor nas costas sem precisar comprar uma cadeira ergonômica?

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Muitas pessoas têm passado por dores e desconforto no trabalho Home Office por utilizarem a cadeira da cozinha ou da sala. 

Vou te explicar situações que geram dor nas costas e que não estão ligadas diretamente à sua cadeira. 

É muito importante entender que não existe uma cadeira ergonômica. A cadeira de escritório pode ser boa para uma pessoa, como pode ser péssima para outra.

Agora, fique atento aos 10 motivos comuns que geram a dor nas costas e aprenda como sentar da maneira correta, como dormir na postura correta e como utilizar o posto de trabalho:

1- Trabalhar no notebook sem suporte para notebook. Você inclina para frente para visualização.

2- Cadeira posicionada longe da mesa. Para alcançar o teclado, você “deita” sobre a mesa.

3- Obesidade e a Coluna Vertebral. O peso do corpo é descarregado na coluna lombar e glúteos quando posicionado sentado. Quanto maior o peso corporal, maior será a sobrecarga nestas regiões.

4- Hereditariedade. Se uma pessoa já tem a propensão hereditária, que vem do pai e/ou da mãe para o filho, e os hábitos de postura não são bons, a chance de desenvolver doenças da coluna vertebral é maior. 

5- Doenças pregressas. Já apresenta quadros de alteração na coluna vertebral e não assume a postura correta, a chance de agravamento é maior.

6- Fraqueza da musculatura abdominal e para-vertebral. Os músculos da barriga e do abdome nos mantém eretos, quando há fraqueza nestas musculaturas precisamos aplicar força para nos manter firmes, há uma sobrecarga muscular.

7- Não realizar pausa. O corpo e a mente precisam de descanso.
Uma pausa no trabalho não precisa ser programada, ela deve acontecer no momento que sente que precisa parar um pouco e mudar a postura.

8- Sentar na postura errada. Sentar “deitado” na cadeira faz com que o peso corporal seja descarregado apenas na coluna vertebral, não há distribuição de peso entre coluna e glúteos.

9- Ansiedade e Stress no trabalho. As tensões emocionais também ocasionam tensões musculares, principalmente nos ombros, pescoço e coluna lombar.

10- Dormir Mal. ​​Tanto em tempo quanto em Postura. 

Quando assume a postura para dormir de bruços, a coluna estará torta durante o sono, um braço para lá e outro pra cá, o corpo vai sentir, além disso a força da gravidade estará forçando a coluna lombar para baixo.

A melhor postura para dormir é de lado, com travesseiro na cabeça e travesseiro fino entre as pernas.

Crie consciência corporal com a prática de alongamentos, ginástica laboral e a yoga laboral.

O Momento Saúde Online é o programa de Bem Estar Corporativo que acompanha os colaboradores semanalmente com ações voltadas para Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho.

A ergonomia do posto de trabalho, mesmo que em atividades home office, auxilia e muito na postura adequada para trabalhar.

Os produtos ergonômicos, como o apoio de punho, suporte para notebook e apoio para os pés são equipamentos que permitem os ajustes necessários e diminuem os quadros de dor.

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