Gerenciamento de riscos voltados à saúde no trabalho

Compartilhe com os amigos

Identificar os riscos ocupacionais voltados à saúde física e saúde mental do trabalhador é um grande passo para prevenção em saúde e segurança do trabalho e implantação do Programa de Saúde e Qualidade de vida que realmente funcione.

As doenças ocupacionais, de fato, acarretam muitos custos e complicações que afetam o empregado e o empregador, como:

  1. Atestados Médicos
  2. Rotatividade de funcionários
  3. Afastamento do Trabalho
  4. Redução em Produtividade
  5. Retrabalho em atividades
  6. Processos judiciais relacionados às doenças do trabalho
  7. Custos extras com plano de saúde
  8. Insatisfação no trabalho

Diversas condições limitam o desenvolvimento e valorização da empresa, e para perceber as reais perdas, um Programa de Gerenciamento de Riscos deve ser implantado e acompanhado mensalmente por um time habilitado, composto pelo médico do trabalho, enfermeiro do trabalho, engenheiro de segurança, técnico de segurança, recursos humanos e outros setores envolvidos em cada processo.

As estatísticas coletadas no ambulatório da empresa, igualmente aos profissionais de RH, registros da segurança do trabalho e dados da produção, como metas alcançadas e retrabalho, portanto, direcionam às condições de risco à saúde no trabalho, custos atuais e necessidade de ajustes para proporcionar uma melhor condição de trabalho.

O Grupo Posturar

Grupo Posturar atua há 14 anos em Programas de Saúde e Qualidade de Vida em empresas de todo Brasil e dessa forma, registramos mensalmente os resultados gerados pela aplicação dos serviços executados.

Gestão em ergonomia é aplicada através de um cronograma de atividades para atender a demanda e criar soluções ergonômicas, para isso a análise ergonômica possibilita o diagnóstico de riscos ergonômicos. Após verificamos a necessidade de criação do comitê de ergonomia e do treinamento de ergonomia que prepara o grupo para auxiliar nas implantações ergonômicas.

Mais do que evitar doenças, certamente, também devemos pensar e agir sobre como melhorar a saúde e qualidade de vida dos funcionários. A fim de coleta de dados e acompanhamento das condições de trabalho, nos permite entender se há necessidade de programas específicos como: ginástica laboral, yoga, meditação na empresa, massagem corporativa e outros projetos em saúde que reabilitam, e de fato, fortalecem e cuidam da saúde física e saúde mental.

Posturar tem a missão de tornar a vida no trabalho melhor, por isso, criamos um relacionamento de confiança com nossos clientes para que os resultados aconteçam.

Facebook Comments

Compartilhe com os amigos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *