Saúde no Trabalho – Você precisa de um time Forte

Compartilhe com os amigos

Oi, vamos conversar neste artigo sobre o plano de ação para Saúde no Trabalho tratando o Bem Estar Corporativo como uma estratégia para um time forte.

Atuo há 14 anos em ações voltadas à Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho e posso te afirmar: Se não criar um plano bem estruturado, as condições irão se agravar e tenho certeza de que não é o que precisa agora.

Calma, quero ajudar.

Nestes 3 meses de contatos frequentes com Lideranças nas áreas de Recursos Humanos e Saúde e Segurança do Trabalho levantei alguns problemas que as empresas têm enfrentado e tracei soluções para redução de custos futuros, e principalmente para cuidar das pessoas.

Dá uma olhada na pesquisa que saiu semana passada:

122 executivos de multinacionais que atuam no Brasil relataram para Cushman & Wakefield que 73,8% continuarão em home office pós pandemia, principalmente por questões econômicas.

Verdade, a economia será enorme em relação à tempo, deslocamentos, locações, estrutura em termos gerais, MAS se alerte à outras questões.

Home Office – Problemas e Soluções

Problema 1 – Posto de Trabalho Improvisado.

Quase todos improvisaram, a corrida pela segurança não permitiu um planejamento de espaço adequado.

Trabalhar em cadeira de plástico, mesa da cozinha com quina viva, uso do sofá durante longo período… podem levar a dores nas costas e tensões musculares.

Saudade da quick massage hem.

Daí surgem as doenças ortopédicas (lombalgia, Síndrome do Túnel do Carpo, Hérnia de Disco…).

A redução em produtividade porque trabalhar com dor é muito incomodo e insatisfação no trabalho (“ninguém me ajuda e estou nesta condição trabalhando para empresa” – Fala que ouvi essa semana).

Solução 1 – Fornecer produtos ergonômicos e mobiliário para ajustes do posto de trabalho OU ensinar como ajustar com o que se tem em casa. Não se esqueça da orientação postural e conscientização corporal. A postura correta fará diferença.

Facebook Comments

Compartilhe com os amigos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *