Por que sua empresa deve adotar ginástica laboral

Compartilhe com os amigos

Por que sua empresa deve adotar ginástica laboral

Saiba como a ginástica laboral pode ajudar as empresas a crescerem mais

A ginástica laboral está cada vez mais presente no dia a dia de trabalho. Empresas de todos os portes e segmentos encontraram nesse serviço uma grande aliada no sucesso profissional.

Como assim a ginástica laboral pode ajudar minha empresa a crescer?

A ginástica laboral é uma das aliadas das empresas que buscam o sucesso no âmbito profissional. Isso se deve a vários fatores, dos quais iremos abordar um por um, de modo a compreender a relevância da ginástica laboral.

Mas antes, o ideal é compreender melhor o conceito da ginástica laboral.

O que é ginástica laboral

A ginástica laboral é um trabalho cujo foco está na realização de exercícios físicos no ambiente de trabalho, estimulando uma melhora na qualidade de vida.

Esses exercícios variam de acordo com a necessidade e demanda das empresas, contudo, todos têm um objetivo em comum: melhorar a qualidade de vida.

Qualidade de vida no trabalho

Agora que compreendemos o que é, basicamente, a ginástica laboral, podemos listar os principais benefícios que ela oferece.

Uma das principais vantagens que a ginástica laboral gera às empresas é, sem dúvida, a qualidade de vida no trabalho.

Quaisquer empresas que adotam a ginástica laboral como parte da rotina de trabalho, estimulam a qualidade de vida entre os colaboradores.

Uma empresa que cuida do bem-estar dos colaboradores gera uma equipe motivada e saudável. Isto é, uma equipe que tende a render muito mais.

A ginástica laboral mantém os colaboradores com a saúde física e mental em dia. O que somente gera benefícios, tanto aos colaboradores, como para as empresas.

Não à toa, cada vez mais empresas são adeptas da ginástica laboral como forma de melhorar a qualidade de vida no trabalho e, consequentemente, os resultados profissionais.

Leia também nosso artigo sobre qualidade de vida no trabalho.

Ginástica laboral evita doenças ocupacionais

Investir em ginástica laboral protege as empresas contra as temidas doenças ocupacionais.

ginástica laboralPara quem não sabe, as doenças ocupacionais são uma das principais razões para o afastamento de funcionários nas empresas.

Mas o que são doenças ocupacionais?

As doenças ocupacionais são patologias oriundas do ambiente de trabalho. Ou seja, o colaborador tem sua saúde comprometida devido à rotina de trabalho.

É justamente nesse momento em que a ginástica laboral entra em ação.

A ginástica laboral tem como objetivo tirar o colaborador da rotina cansativa e monótona, a fim de melhorar a qualidade de vida no trabalho.

Exercícios laborais previnem as temidas doenças ocupacionais. Por isso, torna-se tão importante investir em alternativas para melhorar a qualidade de vida no trabalho.

Vamos contextualizar uma situação em que a ginástica laboral torna-se essencial no sucesso das empresas, evitando doenças ocupacionais.

(Contamos como evitar as temidas doenças ocupacionais em um de nosso artigos, confira clicando aqui)

A importância da ginástica laboral

Pedro trabalha em um escritório. Ele fica, todos os dias, 9 horas em frente ao computador.

Imagine, agora, ficar sentado em uma mesma posição por um período tão longo. A tendência é que, com o tempo, surjam problemas relacionados à postura e dores em partes do corpo.

Com isso, Pedro terá que trabalhar com dores, gerando um mal-estar, de modo a comprometer seu rendimento no trabalho. Logo, ele terá que consultar um médio e terá que ficar ausente do trabalho durante um determinado período.

Agora, vamos a um breve resumo dos pontos negativos nesse caso do Pedro:

  • Insatisfação;
  • Queda no rendimento;
  • Ausência no trabalho;
  • Comprometimento do cronograma ou produção.

Pedro desenvolveu uma doença ocupacional devido à má postura. O que somente gerou dores de cabeça e imprevistos para a empresa em que ele trabalha.

Nesse exemplo, uma simples medida poderia evitar todos esses problemas: adotar a ginástica laboral na empresa.

Com a ginástica laboral, Pedro realizaria exercícios pontuais, entenderia a importância de uma boa postura no trabalho e ficaria com sua saúde e bem-estar em dia.

Percebe a influência da ginástica laboral no combate às doenças ocupacionais?

Ginástica laboral e os colaboradores

Uma empresa adepta da Ginástica laboral passa uma mensagem clara à equipe de colaboradores: nós nos importamos com cada um de vocês.

ginástica laboralCom isso, o clima entre os colaboradores será muito mais agradável e a tendência é que todos rendam mais, de forma natural, nada forçado e imposto.

Além disso, a ginástica laboral quebra a rotina entre os colaboradores, tirando da monotonia a equipe.

Isso estimula o rendimento entre os funcionários. Ou seja, há um aumento orgânico na produção dos colaboradores.

Por essa razão, a ginástica laboral possui tamanha influência no sucesso das empresas dentro do competitivo mercado empresarial.

Tipos de ginástica laboral

A ginástica laboral possui três importantes enfoques quando colocada em prática na rotina dos colaboradores: ginástica preparatória, compensatória e de relaxamento.

Cada um desses tipos de ginástica laboral tem um objetivo específico e duram de a 10 a 20 minutos.

Ginástica laboral preparatória

A ideia da ginástica laboral preparatória é preparar o colaborador para a o período em que entrar em atividade.

Nessa etapa, alongam-se os músculos, aquecendo-os para as atividades pertinentes ao trabalho.

A ideia é melhora a disposição e concentração dos colaboradores, a fim de melhorar o rendimento e cuidar do seu bem-estar durante o expediente.

Ginástica laboral compensatória

A ideia da ginástica compensatória é relaxar a musculatura do colaborador após um determinado período em que o músculo foi exigido.

Esse tipo de ginástica é ótimo para aliviar a musculatura, ao mesmo tempo em que há uma pausa na repetição de movimentos.

Além disso, quebra-se a monotonia da rotina de trabalho, uma das maiores causadoras de quedas na produção dos colaboradores.

Ginástica de relaxamento

A ginástica de relaxamento tem como foco soltar a musculatura dos colaboradores após a rotina de trabalho, diminuindo o estresse e causando o alívio de tensões.

Medidas como essa melhoram a qualidade de vida dos colaboradores, visando um descanso mais saudável dos colaboradores até o próximo dia de expediente.

Invista na Ginástica Laboral

Evite doenças ocupacionais, melhore a qualidade de vida no trabalho e mantenha uma equipe de colaboradores estimulada e saudável com a ginástica laboral.

Agora que você conhece mais sobre a importância da ginástica laboral para o sucesso profissional das empresas, comece a utilizar esse serviço em prol do seu negócio.

Aproveite e leia nosso artigo sobre gestão em ergonomia.

ginástica laboral

 

Facebook Comments

Compartilhe com os amigos

Um comentário em “Por que sua empresa deve adotar ginástica laboral

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *