Ambiente de trabalho ruim, como evitar?

Compartilhe com os amigos

Ambiente de trabalho ruim, como evitar?

Através deste artigo, saiba como evitar o temido ambiente de trabalho ruim; conheça as melhores medidas para combater esse mal

Ambientes de trabalho ruins são prejudiciais à saúde do colaborador, física e mentalmente. Por isso, cabe ao empregador tomar medidas que visam transformar o clima durante o expediente, a fim de criar um local mais harmonioso e amigável.

Do ponto de vista empresarial, ter um negócio com ambiente leve e com qualidade de vida no trabalho favorece o bom rendimento da equipe, consequentemente há também, melhora nos resultados. Afinal, quando os colaboradores rendem mais, isso com certeza gera resultados importantes para o sucesso no mercado empresarial.

Mas, antes de falarmos de algumas medidas ótimas para evitar o clima ruim no ambiente de trabalho, abordaremos primeiro a respeito da importância ao investir em medidas para cuidar da qualidade de vida no trabalho.

A importância de um ambiente saudável no trabalho

Manter um ambiente de trabalho saudável é importante, já que ele influência diretamente nos resultados das empresas.

Como dissemos, empresas que investem em qualidade de vida no trabalho tendem a ser mais bem-sucedidas profissionalmente. E há um motivo para isso.

A qualidade de vida no trabalho é sintoma de uma empresa que demonstra se importar com a equipe e com a saúde dos colaboradores.

Logo, há, em contrapartida, uma resposta da equipe, quem vem em forma de resultados.

Não à toa, empresas conhecidas mundialmente criam estratégias que focam no bem-estar dentro do ambiente de trabalho.

Mas de que forma eu consigo me livrar do ambiente de trabalho ruim?

É o que falaremos agora, com dicas úteis e que com certeza vão evitar aquele famoso ambiente de trabalho ruim e para baixo.

1) Elogios e feedbacks

Uma das formas para tornar o ambiente de trabalho mais agradável e menos tóxico é elogiando e apostando no feedback.

como evitar ambiente de trabalho ruim

Esse tipo de comunicação cria um clima mais leve, uma vez que há valorização do trabalho. Claro, elogios não devem ser feitos sem objetivo. Apenas valorize ações que de fato são merecedoras.

Alguns colaboradores realizam trabalhos ótimos, mas, devido a falta de reconhecimento, acabam caindo na mesmice, após se sentirem desvalorizados.

Um simples reconhecimento gera uma melhora sintomática no clima e na autoestima do colaborador. Por isso, sempre que for conveniente, faça um elogio.

Quanto ao feedback, é importante as empresas apostarem em canais de comunicação entre empregado e empregador. Dessa forma é possível ter um termômetro melhor de como a equipe se sente com relação à empresa.

Mediante esse feedback, as empresas conseguem realizar um trabalho mais acurado e eficiente visando a satisfação da equipe, assim como elaboração de medidas para evitar o ambiente de trabalho ruim.

2) Áreas destinadas ao descanso e lazer

Sempre que viável, apostar em áreas de descanso e lazer é uma forma excelente para tornar o ambiente de trabalho mais agradável e satisfatório para os colaboradores.

como evitar ambiente de trabalho ruimÁreas de descanso são ótimas para que a equipe possa repor as energias, tanto no horário de almoço como nas pausas esporádicas (como o famoso horário do café).

Ambientes como esses ajudam a desestressar a equipe, de forma a tornar o clima mais ameno, além de física e mentalmente saudável.

Essas áreas de lazer e descanso melhoram a socialização entre colaboradores, relaxa, torna o ambiente menos pesado e prepara a equipe para o resto do expediente.

3) Adote serviços que mantém a qualidade de vida

O senso comum no mercado empresarial é que a qualidade de vida no trabalho passa invariavelmente por serviços focados no bem-estar dos colaboradores.

Por isso, caso você decida investir em medidas para evitar o ambiente de trabalho ruim, a melhor opção, pelo menos em um primeiro momento, é investir em saúde preventiva e programas de qualidade de vida no trabalho.

Dentre os serviços mais eficientes e recorrentes nas empresas, destacam-se:

  • Ergonomia
  • Blitz Postural
  • Ginástica laboral
  • Quick Massage
Ergonomia

Realizar a análise ergonômica fará com que a empresa saiba os riscos em que o colaborador está exposto e poderá tomar ações para as devidas correções, fazendo com que o posto fique adequado ao tipo de atividade exercida, reduzindo a possibilidade do adoecimento.

Blitz postural

A blitz postural está focada na reeducação e conscientização quanto à postura no ambiente de trabalho.

Ambiente de trabalho ruim, como evitar?No dia a dia de trabalho, uma postura ruim pode facilmente gerar dores constantes e, por consequência, criar um ambiente de trabalho ruim.

Uma vez que os problemas de postura aparecem, naturalmente a tendência é que a produção caia, assim como a qualidade no trabalho feito.

Imagine ter que ficar 8 horas sentado com dores nas costas devido à má postura? Seria extremamente desagradável, certo?

A blitz postural auxilia justamente no combate a problemas como esses. Por isso, ela tornou-se tão importante para manter a qualidade de vida no trabalho.

Ginástica laboral

A ginástica laboral é um dos serviços mais importante para evitar um ambiente de trabalho ruim.

Isso se deve ao fato que a ginástica para empresas tira os colaboradores da rotina muitas vezes exaustiva, desestressa a equipe e alonga a musculatura.

Essas características são imprescindíveis para cuidar do bem-estar dos colaboradores, de modo a tornar a rotina de trabalho muito menos desgastante, tanto fisicamente quanto mentalmente.

(aproveite e leia nosso artigo sobre a importância da ginástica laboral para empresas)

Quick massage

Ambiente de trabalho ruimA quick massage (massagem rápida) é um serviço ótimo para manter o ambiente da empresa sempre harmonioso e agradável. As sessões de quick massage nas empresas duram cerca de cinco minutos, mas são o suficiente para desestressar a equipe e relaxar a musculatura.

Para empresas que querem começar a investir em qualidade de vida no trabalho, a quick massage é uma excelente forma para começar.

4) valorize a gestão de pessoas

A gestão de pessoas é importantíssima para o bom ambiente nas empresas. Por isso, avalie e identifique quais são as eventuais melhorias. Dessa forma, as empresas conseguem administrar melhor os conflitos internos, assim como criar medidas que contribuam para melhorar as relações interpessoais.

Invista no ambiente de trabalho

Agora que você conhece mais sobre como evitar um ambiente de trabalho ruim, aposte em medidas que com certeza vão melhorar a qualidade de vida no trabalho.

Com certeza as empresas vão sentir os resultados de um ambiente de trabalho com mais harmonia e agradável.

Leia também nosso artigo sobre as principais razões para investir em qualidade de vida no trabalho.

PAmbiente de trabalho ruim, como evitar?

 

Facebook Comments

Compartilhe com os amigos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *