Como melhorar a produtividade da equipe

Compartilhe com os amigos

Como melhorar a produtividade da equipe

Através deste artigo, descubra como as empresas podem melhorar a produtividade da equipe através de métodos eficientes

Qualquer empresa no mundo deseja alcançar o sucesso profissional. Há, atualmente, diversas maneiras para atingir esse objetivo, sendo melhorar a produtividade da equipe de colaboradores uma das mais eficientes.

Como melhorar a produtividade da equipeUma equipe rendendo o que se espera auxilia no sucesso das empresas. Afinal, colaboradores produzindo não só em quantidade; mas, sobretudo, em qualidade é essencial para ser bem-sucedido no cada vez mais concorrido mercado empresarial.

Logo, uma questão vem à tona: como posso melhorar a produtividade da equipe?

Claro, não há uma ciência exata para melhorar a produtividade e rendimento dos colaboradores, entretanto, existem métodos eficientes que podem ajudar.

Isto é, tendo as ferramentas e conhecimento necessário, a tendência é ter uma equipe muito mais motivada, produzindo em qualidade e quantidade.

Contudo, antes de falarmos efetivamente sobre como melhorar a produtividade da equipe, é preciso entender melhor a causa desse problema.

Por que a equipe começa a produzir menos que o normal?

Apesar do ambiente de trabalho ser algo profissional, ainda estamos lidando com pessoas, cada uma delas com seus respectivos problemas, personalidades e expectativas.

Por isso, não cabe tratar a equipe como uma máquina, de forma indiferente. É preciso sempre estar atento às diferenças ligadas à personalidade e ao rendimento.

A queda na qualidade e também quantidade da produção se deve há vários fatores, competindo à empresa identificá-los, de forma a elaborar uma solução eficiente e prática.

Existem algumas causas responsáveis pela queda no rendimento da equipe de colaboradores, como por exemplo:

  • Problemas pessoais;
  • Excesso de cobrança;
  • Conflito interno na empresa;
  • Ausência de plano de carreira;
  • Remuneração baixa;
  • Gestão de pessoas ineficiente;
  • Alta competitividade no ambiente de trabalho;
  • Excesso de trabalho.

Alguns problemas estão fora do alcance das empresas, como os problemas de ordem pessoal, mas ainda sim existem medidas eficazes que ajudam no combate a esses problemas, a fim de melhorar o rendimento da equipe.

Agora, enfim destacaremos os melhores métodos para combater os problemas relacionados à queda de rendimento no trabalho, começando por uma dos mais importantes: a qualidade de vida no trabalho.

1) Invista em qualidade de vida no trabalho

Antes de pensar em formas e medidas focadas no tratamento e estímulo do profissional, precisamos estar atentos à qualidade de vida no ambiente de trabalho.

Como melhorar a produtividade da equipeA questão física do colaborar deve ser uma prioridade para os empregadores. E há uma razão para isso.  Imagine, por exemplo, que sua empresa dê todas as ferramentas necessárias para o colaborador crescer profissionalmente, auxiliando e dando suporte em questões motivacionais e emocionais.

Contudo, de nada adianta esse esforço se o colaborador ter desconforto físico ao exercer suas atividades.

Ter que trabalhar, mesmo com o apoio financeiro e motivacional da empresa, em um ambiente insalubre quanto à saúde de nada adianta.

Por isso, a qualidade de vida deve vir sempre em primeiro lugar.

Existem alguns serviços imprescindíveis para empresas que buscam investir em qualidade de vida, como:

  • Gestão em Ergonomia;
  • Quick massage;
  • Ginástica laboral.

Todos eles têm um objetivo em comum: tornar o tempo do colaborador no ambiente de trabalho mais saudável fisicamente e mentalmente, sem danos ao seu bem-estar.

Além das questões físicas, esses serviços auxiliam a aliviar o estresse causado pela rotina, de modo a manter o ambiente mais saudável mentalmente também.

2) Crie metas qualificadas, não problemas

É essencial manter a equipe sempre motivada, por isso, a criação de metas a curto, médio e longo prazo é primordial.

Contudo, estamos falando de metas qualificadas. Isto é, metas que não se tratam de número ou quantidade, mas, sim, qualidade.

As empresas precisam priorizar a qualidade, uma vez que metas voltadas exclusivamente aos números são vagas e apenas estressam a equipe.

Claro, não se deve abrir mão dos números, mas lembre-se que a qualidade no trabalho é extremamente importante.

Vamos a um exemplo prático: o que é melhor? Ter um colaborador que faça 30 relatórios “meia boca”, ou um colaborador que faça 15, mas com qualidade e eficiência?

Por esse motivo, recomenda-se optar pela criação de metas qualificadas, não problemas.

3) Valorize sua equipe

A valorização da equipe de colaboradores é uma das etapas primordiais para melhorar a produtividade.

Uma equipe valorizada, com colaboradores que sabem sua importância em suas respectivas funções, tende a melhorar o rendimento. Isso acontece, sobretudo, porque os funcionários não se sentem em uma linha de produção, apenas como mais uma peça na engrenagem; mas, sim, como pessoas nas quais o trabalho feito, visto e valorizado.

Para valorizar equipe, algumas medidas são eficientes, como:

  • Feedback do trabalho;
  • Bônus;
  • Aumento salarial;
  • Mais liberdade comunicativa e criativa.

A produtividade dos colaboradores que se sentem importantes, valorizados e respeitados é muito maior do que funcionários ‘esquecidos’ e desmotivados.

Como melhorar a produtividade da equipe

 

4) Crie um canal de comunicação

É importante para as empresas estar sempre abertas a sugestões, dicas, críticas e afins. Isso tira a imagem intangível dos diretores, gerentes e outros cargos mais elevados, de modo a humanizar as relações entre empregador e empregado.

As críticas e sugestões enumeradas pela equipe pode ser uma excelente forma de identificar problemas, a fim de elaborar, posteriormente, estratégias voltadas para solucioná-los.

5) Faça uma análise ergonômica e implante a gestão em ergonomia

A estrutura da empresa deve dar todo o subsídio necessário para os colaboradores exercerem suas funções com conforto e qualidade.

Para isso, faça uma análise ergonômica no ambiente, com o objetivo de analisar os postos de trabalho. Após o processo de análise, faça as correções necessárias no local.

Por exemplo: cadeiras desconfortáveis e sem regulagens e mesas que induzem à má postura são exemplos de postos de trabalhos deficientes.

Esse trabalho geralmente é feito por uma empresa especializada em saúde preventiva e programas de qualidade de vida.

6) Faça da estrutura da empresa uma aliada

Ter uma empresa que ofereça condições de trabalho mais agradáveis e relaxantes é uma ótima forma de melhorar o rendimento da equipe.

Uma empresa que possua um espaço de lazer e descanso para o horário de almoço ou para as pausas esporádicas auxilia a desestressar os colaboradores, assim como estimula a socialização.

Investir na estrutura da empresa não necessariamente melhora a produtividade da equipe, mas tornam o ambiente de trabalho menos estressante, chato e corrosivo à saúde mental, que culmina, assim, em uma melhora natural da produção, de forma indireta.

Como melhorar a produtividade da equipe

 

Facebook Comments

Compartilhe com os amigos

Um comentário em “Como melhorar a produtividade da equipe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *