5 Razões para investir em qualidade de vida no trabalho

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5 Razões para investir em qualidade de vida no trabalho

Através deste artigo, conheça os principais motivos para começar investir em qualidade de vida no trabalho

O ambiente de trabalho é um dos locais em que dedicamos boa parte do nosso tempo. Às vezes, estamos mais presentes no trabalho que junto às nossas famílias. Justamente por isso, é importante ter maior cuidado com a qualidade de vida no trabalho.

A qualidade de vida no trabalho está ligada diretamente ao bem-estar de todos que participam ativamente no dia a dia profissional.

qualidade de vida no trabalhoQuando falamos em qualidade de vida no trabalho, estamos conversando sobre o seu negócio, sobre a sua empresa, e nesse caso todo cuidado é pouco. Não à toa, cada vez mais empresas buscam investir no bem-estar dos colaboradores.

E há uma razão para isso. A qualidade de vida no ambiente de trabalho traz consigo inúmeros benefícios às empresas.

Tendo consciência disso, listamos os principais motivos para sua empresa adotar medidas que visam a melhora na qualidade de vida no trabalho.

1) Melhore o ambiente de trabalho

Uma das principais razões para investir na qualidade de vida no trabalho é a melhora no ambiente interno das empresas.

Via de regra, um ambiente agradável estimula a equipe a criar e produzir mais, nem sempre em quantidade; mas, sobretudo, em qualidade.

A qualidade de vida no trabalho representa um ambiente mais harmonioso e agradável para todos envolvidos na rotina diária de uma empresa. Isso deixa a equipe mais confortável para trabalhar, de modo a melhorar os resultados.

Existem diferentes serviços que focam na melhora do ambiente de trabalho, como por exemplo:

  • Massagem corporativa;
  • Nutrição corporativa;
  • Ginástica laboral.

Esses serviços têm como foco melhorar o ambiente de trabalho, ajudando a criar um clima mais harmonioso nas empresas.

2) Fique longe das doenças ocupacionais

Você sabe o que são doenças ocupacionais? Não? Fique tranquilo, pois explicaremos.

As doenças ocupacionais são oriundas do ambiente de trabalho. Isto é, são aqueles problemas de saúde ocasionados pelo rotina no serviço.

Essas doenças surgem em empresas dos mais variados portes e segmentos, sem distinção. Dependendo da área atuação, alguns colaboradores são muitos mais expostos às doenças ocupacionais que outros.

Mas como combater as doenças ocupacionais?

A melhor forma para combater as doenças ocupacionais é investindo em qualidade de vida no trabalho.

Há diversos serviços voltados à qualidade de vida no ambiente de trabalho, que podem ajudar as empresas a evitar as tão temidas doenças ocupacionais.

Esses são alguns exemplos de serviços que ajudam a prevenir-se das doenças ocupacionais:

  • Blitz Postural
  • Ginástica laboral;
  • Análise ergonômica.

A ideia desses serviços é estimular uma vida saudável dentro do ambiente de trabalho. Isto é, cuidar do bem-estar dos colaboradores.

Uma vez que as empresas investem em qualidade de vida no trabalho, ficam mais distantes, consequentemente, das doenças ocupacionais.

A melhor coisa, nesse caso, é consultar uma empresa de prestação de serviços em saúde preventiva e programas de qualidade de vida.

Essa empresa é a responsável por criar estratégias para melhorar a qualidade de vida no trabalho. Além disso, criam-se, também, planos de prevenção às doenças no ambiente de trabalho.

3) Crescimento das doenças ocupacionais

De acordo com informações do Ministério do Trabalho, as doenças ocupacionais cresceram aproximadamente 25% nos últimos anos.

O que representa esse número?

Esse número pode significar muitos problemas às empresas. Afinal, as doenças ocupacionais são as principais culpadas pelo afastamento de funcionários e também por ações judiciais contra as empresas, sobretudo pelos danos à saúde causados durante o trabalho.

Portanto, a melhor forma para combater essas doenças ocupacionais é, novamente, investindo na qualidade de vida no trabalho.

Uma empresa que se preocupa com a qualidade de vida dos seus colaboradores está mais protegida dos problemas causados pelas doenças ocupacionais.

Problemas ocasionados pelas doenças ocupacionais

Dentre tantos ônus a respeito das doenças ocupacionais decorrentes da falta de qualidade de vida no trabalho, um dos que causam mais dores de cabeça é, sem dúvida, o afastamento de funcionários.

qualidade de vida no trabalhoUm funcionário afastado causa enormes dores de cabeça às empresas. Afinal, estamos falando de atrasos no cronograma, diminuição na produção e assim por diante.

Ou seja, o afastamento de funcionários pode custar o sucesso profissional da sua empresa. Por isso, torna-se extremamente vital o investimento em qualidade de vida no trabalho.

Outro grande empecilho causado pelas doenças ocupacionais são as ações judiciais.

Os processos trabalhistas causados pelas doenças ocupacionais são grandes obstáculos para as empresas. Essas ações judiciais causam danos permanentes e graves, tanto financeiramente quanto fisicamente, com a ausência de funcionários.

De modo geral, quando sua empresa sofre um processo, além de perder o funcionário, sua empresa terá que arcar com gastos extras, devido aos custos de uma ação na esfera judicial.

Logo, sua empresa terá que arcar com esses gastos não previstos. Muitas vezes, esses prejuízos podem ser decisivos para o futuro de um negócio.

É justamente por isso que, no final das contas, sai mais barato investir na qualidade de vida no trabalho. Não à toa, empresas de todo o mundo adotam medidas que visam cuidar da saúde e bem-estar dos colaboradores, de modo a proteger-se das ações judiciais.

Novamente, a melhor maneira de evitar esses problemas é pedindo o auxílio e consultoria de uma empresa especializada em prestação de serviços em saúde preventiva e programas de qualidade de vida.

Ela é quem dará todo o suporte necessário para combater esse mal crescente no âmbito empresarial.

4) Ajuste-se ao Ministério do Trabalho

A melhora na qualidade de vida no trabalho está ligada diretamente às Normas Regulamentadoras (NR) impostas às empresas.

Essas NR têm como objetivo cuidar da saúde do colaborador e são obrigatórias, cabendo multas salgadas para as empresas que as desrespeitarem.

Deve-se ressaltar que existem diversas NR’s, cabe saber qual delas sua empresa deve seguir e se ajustar.

qualidade de vida no trabalhoA melhor maneira para não ter problemas com o Ministério do Trabalho é consultando, novamente, uma empresa especializada em prestação de serviços em saúde preventiva e também em programas de qualidade de vida.

Essa empresa criará estratégias para melhorar a qualidade de vida no trabalho. Logo, manterá o ambiente saudável, de modo a manter-se de acordo com as Normas Regulamentadoras.

É importante dizer que você não deve ver as Normas Regulamentadoras como inimigas do seu negócio; mas, sim, como uma aliada no combate às doenças ocupacionais.

As Normas Regulamentadoras são obrigatoriedades que têm como objetivo proteger sua empresa dos maus causados pelas doenças ocupacionais. É justamente por isso que investir na qualidade de vida tornou-se parte essencial de quaisquer empresas, independentemente da segmentação ou porte.

5) Invista na qualidade de vida no trabalho

Tendo como base tudo que foi dito até agora, com certeza você já percebeu o quão importante é investir em qualidade de vida no ambiente de trabalho.

Em linhas gerais, esse investimento só traz benefícios à sua empresa. Isto é, protege dos maus causados pelas doenças ocupacionais, cria um ambiente agradável na sua empresa e adéqua seu negócio às Normas Regulamentadoras.

Agora, não perca tempo, busque uma empresa especializada em prestação de serviços em saúde preventiva e invista na qualidade de vida no trabalho.

 

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3 comentários em “5 Razões para investir em qualidade de vida no trabalho

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