Descubra por que a gestão em ergonomia é tão importante para as empresas

Compartilhe com os amigos

Descubra por que a gestão em ergonomia é tão importante para as empresas

Através deste artigo, saiba o que é gestão em ergonomia e como ela é importante para o rumo das empresas

A gestão em ergonomia é algo cada vez mais comum nas empresas. Isso acontece devido aos inúmeros benefícios ela oferece. Imagine um serviço que reduz o número de absenteísmo nas empresas e também melhora a produção da equipe de colaboradores. Interessante, não é mesmo?

A gestão em ergonomia tem como ideia justamente melhorar o ambiente de trabalho, de modo a melhorar os resultados das empresas.

Mas antes de falarmos da importância da gestão de ergonomia e seus benefícios para as empresas, devemos compreender o que é de fato a gestão de ergonomia.

O que é gestão em ergonomia?

Basicamente, a gestão em ergonomia cria uma série de medidas corretivas e preventivas relacionadas aos fatores de riscos ergonômicos.

A gestão em ergonomia engloba diversas vertentes dentro na análise ergonômica em postos de trabalho. Ou seja, é uma estratégia macro composta por diversos serviços que visam cuidar de quaisquer assuntos pertinentes à ergonomia no trabalho.

Uma eficiente gestão em ergonomia aborda diversos aspectos, como:

  • Diagnóstico Ergonômico;
  • Montagem de plano de ações;
  • Busca de fornecedores de acordo com a característica do produto;
  • Implantação de melhorias;
  • Validação de resultados;
  • Documentação de melhorias;
  • Controle Estatístico;
  • Treinamento aos funcionários;
  • Acompanhamento do comitê de ergonomia.

Entre os principais pontos dentro de uma gestão ergonômica eficiente, destacamos alguns dos mais importantes para um resultado mais eficiente.

gestão em ergonomia

Diagnóstico ergonômico

Uma vez que a análise ergonômica é feita, um diagnóstico é prescrevido, a fim de corrigir os problemas relacionados à postura.

Montagem de plano de ação

São definidas as estratégias e os métodos para combater os problemas ocupacionais relacionados à ergonomia no trabalho.

Implantação de melhorias

Durante essa etapa da gestão em ergonomia, começa o trabalho de implantação de medidas visando melhorias na ergonomia do ambiente de trabalho.

Validação de resultados

Os dados obtidos através da implantação de medidas corretivas e preventivas são analisados, de forma a compreender os resultados.

Treinamento dos funcionários

A equipe de colaboradores é devidamente orientada, com o objetivo de evitar o surgimento de problemas de ergonomia no ambiente laboral.

Objetivo da Gestão em ergonomia

A gestão em ergonomia vai além de uma simples análise ergonômica no ambiente de trabalho.

Ou seja, a ideia de uma gestão eficiente em ergonomia é criar um ambiente saudável em todos os níveis da empresa, a fim de evitar e corrigir quaisquer problemas relacionados à saúde e bem-estar dos colaboradores, utilizando de métodos eficazes.

Em linhas gerais, a finalidade da ergonomia é a otimização do bem estar dos trabalhadores e dos processos de trabalho.

Benefícios da gestão em ergonomia

Uma empresa que investe em gestão de ergonomia está a um passo do sucesso profissional. Isso se deve a vários fatores.

gestão em ergonomiaA gestão em ergonomia diminui os números de absenteísmo nas empresas, como dissemos no começo deste artigo.

Mas o que seria exatamente isso diminuir o número de absenteísmo na empresa?

Absenteísmo nas empresas é caracterizado no momento em que colaboradores são afastados devidos a quaisquer problemas de saúde.

De modo geral, empresas que sofrem com absenteísmo tendem a aumentar os custos operacionais e a atrasar prazos devido à queda na produção.

Ou seja, quando afirmamos que a gestão em ergonomia reduz o número de absenteísmo nas empresas, é um benefício e tanto, não é mesmo.

Imagine que sua empresa esteja com o prazo apertado, com pouca mão de obra. Perder um colaborador nessas circunstâncias seria desastroso para qualquer negócio.

Por isso, investir em gestão em ergonomia tornou-se tão recorrente e praticamente obrigatório no ramo empresarial.

As medidas elaboradas diminuem as doenças ocupacionais (doenças oriundas do ambiente de trabalho), de modo a melhorar a qualidade de vida, diminuir o número de afastamentos e aumentar o rendimento da equipe.

Processos judiciais

Investir em estratégias que visam coibir, prevenir e corrigir problemas de ergonomia diminuem o número de processos na esfera judicial.

Isso acontece devido à redução no número de afastamentos médicos. Afinal, se no ambiente de trabalho há uma eficiente gestão em ergonomia, dificilmente surgirão afastamentos médicos oriundos do trabalho.

Com isso, diminui simultaneamente o número de colaboradores que entram com ações contra as empresas por conta dos danos à saúde.

Esses custos judiciais são salgados e representam, muitas vezes, um atraso muito grande para o crescimento das empresas.

Melhora no rendimento

Uma empresa que possua uma gestão em ergonomia eficaz tende a ter uma equipe mais motivada.

Naturalmente, colaboradores mais motivados rendem mais. O que somente traz benefícios às empresas.

Para entender melhor como a gestão em ergonomia pode interferir no rendimento da equipe, contextualizaremos a situação através de uma situação fictícia.

Um exemplo prático da importância de uma eficiente gestão em ergonomia

Lucas é um colaborador de uma grande empresa nacional, ele no momento convive diariamente com dores nas costas, que surgiram com poucos depois de começar a trabalhar.

Essas dores com o tempo agravaram-se e se tornaram um desafio diário para Lucas.

Com o tempo, ele começou a diminuir seu rendimento, pois as dores o impediam de exercer sua função com tranquilidade e eficiência.

Não durou muito para que Lucas ficasse insatisfeito com a situação. Ele se tornou um colaborador que produz pouco e que contagia negativamente seus colegas de trabalho com suas frequentes críticas à empresa e desabafos relacionados às dores.

Se a empresa que o Lucas trabalha investisse em gestão em ergonomia, os problemas relacionados à saúde de Lucas seriam detectados de forma mais rápida e precoce, evitando um funcionário insatisfeito e produzindo pouco.

Agora, pense com calma, em uma empresa que não investe em gestão de ergonomia quantos ‘Lucas’ não devem existir?

Justamente por esse motivo, empresas de todos os portes e segmentos investem em estratégias para prevenir, detectar e corrigir fatores de riscos ergonômicos.

Aproveite e leia nosso artigo sobre qualidade de vida no trabalho

PAmbiente de trabalho ruim, como evitar?

 

Facebook Comments

Compartilhe com os amigos

Um comentário em “Descubra por que a gestão em ergonomia é tão importante para as empresas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *